Três tarefas da sua empresa ou escritório jurídico que poderiam ser feitas por robôs

No texto sobre Como identificar oportunidades de Automatização falamos sobre a importância do cuidado ao escolher tarefas que serão automatizadas no escritório ou departamento jurídico. 

Por isso, hoje daremos três exemplos de tarefas aí do seu escritório ou departamento que podem ser incorporadas pela tecnologia, facilitando seu dia a dia sem trazer consequências onerosas.  

Obtenção de dados dos Tribunais 

Dados existentes nos tribunais de justiça podem ter utilizações variadas dentro do escritório ou departamento jurídico. Seja para uma pesquisa jurisprudencial, coleta de informações específicas de determinada carteira de processos ou até mesmo para enriquecimento do sistema de gerenciamento interno. Dependendo da ação é capaz de levarmos horas (ou dias) para finalizarmos uma única tarefa. 

Com isso, automatizar a extração de dados dos tribunais já se tornou uma realidade presente em diversas empresas e bancas que estão investindo em processos de tecnologia para a área jurídica. Pois há uma grande possibilidade de melhorar a alocação de recursos (humano e financeiro) de forma bastante positiva.

Sistemas e ferramentas desenvolvidas para esse fim são capazes de reunir, tabular e repassar informações importantes de forma estratégica.

 

[Veja como funcionam os robôs de captura dos tribunais]

 

Acompanhamentos processuais

Apesar de ser uma ação simples, realizar acompanhamento de processos e de prazos demanda certo tempo e é uma tarefa bastante importante para definir os próximos passos de um(a) advogado(a) dentro do dia a dia jurídico. 

O processo de acompanhamento pode ser algo passivo, se utilizar a tecnologia a seu favor. Além de otimizar o seu tempo, oferecendo mais espaço na sua agenda para lidar com questões mais importantes e estratégicas, a automatização do acompanhamento de processos e seus prazos terão menos chance de equívocos e falhas. 

 

Geração de contratos e outros tipos de documentos 

Sem dúvidas, mais uma tarefa repetitiva que pode ser otimizada com tecnologia. Ao longo dos meses é comum nos depararmos com situações que, apesar de se darem em contextos diferentes, precisamos de soluções bastante parecidas. Como são os casos de alguns tipos de contratos, petições ou até mesmo documentos que utilizamos internamente em nossas empresas. 

[Veja como a Inteligência Artificial pode ser útil para a interpretação e escrita de instrumentos jurídicos através do GPT-3]

 

Mesmo que boa parte dos exemplos que citamos acima devam conter informações personalizadas para cada caso, ainda assim é possível contar com a tecnologia para nos auxiliar na criação padronizada desses documentos, minimizando o tempo de execução na criação de cada um deles e garantindo mais desse recurso para outras tarefas mais importantes.

 

[Confira também: como funcionam os robôs de automatização]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *