As inconsistências nos dados podem prejudicar as análises jurimétricas do seu escritório ou departamento jurídico, além da implementação de ferramentas analíticas que utilizam esses dados como fonte de informação. Uma atualização periódica e cuidados especiais na tabulação das informações ajuda a manter a base de dados precisa e completa, além de possibilitar melhores análises e resultados mais consistentes. Esse processo é chamado de Curadoria de Dados.
Por isso, falaremos de forma breve neste texto: o que são as inconsistências e a importância de sua atualização periódica.
Inconsistências nos dados internos
Dados faltantes, lacunas, informações fora de padrão, preenchimentos incorretos ou até mesmo dados incoerentes, são fatores que tornam sua base de dados inconsistente. Neste outro texto aqui do blog, contamos sobre 3 motivos principais para que existam inconsistências em bases de dados jurídicas, além de algumas soluções possíveis para te auxiliar a minimizar esses problemas.
Assim, trabalhar para que sua base de dados tenha o mínimo de inconsistências possíveis é também possibilitar que suas análises estatísticas sejam melhores e seus resultados mais confiáveis.
No dia a dia nos deparamos com diversas situações onde novos dados são gerados, e por isso cuidar da sua base de maneira periódica se torna uma tarefa extremamente necessária.
Curadoria de dados para tratar e evitar inconsistências
Cuidar dos dados de forma periódica pode parecer uma tarefa desnecessária em um primeiro momento. Mas, queremos te convidar a enxergar sua base de dados como algo contínuo, e que constantemente recebe novas informações, sendo muito fácil de perder todo um esforço inicial de arrumação em poucos dias. É importante ter em mente que ao realizar um trabalho pontual de melhoria na sua base de dados, seus resultados também serão pontuais.
Por isso, aqui na Terranova, defendemos a curadoria de dados como um processo estratégico que pode ser utilizado para manter a qualidade e adequação das suas bases de maneira contínua e minimizando os riscos de problemas futuros.
É bastante comum, por exemplo, que a identificação de erros nos dados sejam encontrados apenas no momento de realizar uma análise. No entanto, ao adotar um processo contínuo de cuidado e tratamento desses dados, através das etapas de identificação, mapeamento e correção de inconsistências, você reduz significativamente esses impasses e paralelamente, torna a sua base de dados mais potente.
E como implementar o processo de curadoria de dados?
Um primeiro passo de grande relevância para essa implementação, é criar dentro dos departamentos jurídicos e escritórios, uma cultura analítica. Incentivando o conhecimento e permitindo que os colaboradores, de forma geral, aprendam cada vez mais sobre a importância e o valor dessa prática.
Ainda assim, é muito importante ter profissionais dedicados ou consultorias que sejam responsáveis pelo monitoramento da qualidade de suas bases de dados. Dessa forma, é possível tornar os resultados do esforço de limpeza mais duráveis além de possibilitar que as análises sobre esses dados sejam confiáveis.
A Terranova pode te ajudar! Entre em contato conosco e saiba como podemos melhorar sua base de dados juntos.