Como utilizar inconsistências para avaliar escritórios terceiros?

Em um cenário de terceirização ou trabalho conjunto entre um departamento jurídico e um escritório de advocacia, o contrato que rege essa parceria conta, geralmente, com cláusulas que definem o modelo do trabalho e métricas que funcionarão para medir e acompanhar as atividades realizadas.

É importante considerar que todos os dados gerados pela área jurídica, atuando sozinha ou em conjunto com outros profissionais, podem viabilizar estudos que subsidiem decisões mais estratégicas e coerentes. Por isso é tão necessário ter um bom controle sobre os dados internos, garantindo que sua tabulação e armazenamento seja realizada de forma padronizada, organizada e segura. 

 

A ausência de dados inconsistentes em uma base interna pode ser um indicador positivo ao avaliar atividades contratadas de um escritório terceiro.

Nossa sugestão é que as inconsistências possam ser incorporadas como uma das métricas de avaliação contidas em contrato. Já que, neste caso, a empresa contratada torna-se uma contribuinte importante para os dados do jurídico e, caso ela não cumpra com uma tabulação concisa, coerente e precisa, isso poderá prejudicar o departamento no momento de realizar uma análise, uma provisão e até em definir o melhor caminho a ser percorrido com processos e demandas futuras. 

 

E como podemos entender as inconsistências ?

Uma base de dados inconsistente pode ser entendida dessa forma quando há a detecção de dados imprecisos, faltantes ou incoerentes. E no Direito, especialmente, as inconsistências aparecem por 3 motivos principais:

  • Ausência de dados importantes para análise.
  • Falta de padronização no preenchimento dos dados.
  • Falta de objetividade.

 

Para resolver problemas como estes, é importante: 

  • Definir e inserir os indicadores de análise que são importantes para o seu negócio.
  • Definir um padrão de preenchimento para cada tipo de indicador.
  • Definir sintetizações ou dividir questões amplas em grupos menores.
  • Ter comprometimento com as tabulações.

Através desses passos é possível minimizar as inconsistências de uma base de dados, que, quando encontradas em grande quantidade, prejudicam a qualidade das análises e consequentemente a precisão dos resultados. 

Por isso é importante avaliar se, ao gerar sua base, isso está acontecendo de maneira estratégica e se empresas ou escritórios que estão relacionados também estão comprometidos com esse objetivo.

 

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