Em um cenário de terceirização ou trabalho conjunto entre um departamento jurídico e um escritório de advocacia, o contrato que rege essa parceria conta, geralmente, com cláusulas que definem o modelo do trabalho e métricas que funcionarão para medir e acompanhar as atividades realizadas.
É importante considerar que todos os dados gerados pela área jurídica, atuando sozinha ou em conjunto com outros profissionais, podem viabilizar estudos que subsidiem decisões mais estratégicas e coerentes. Por isso é tão necessário ter um bom controle sobre os dados internos, garantindo que sua tabulação e armazenamento seja realizada de forma padronizada, organizada e segura.
A ausência de dados inconsistentes em uma base interna pode ser um indicador positivo ao avaliar atividades contratadas de um escritório terceiro.
Nossa sugestão é que as inconsistências possam ser incorporadas como uma das métricas de avaliação contidas em contrato. Já que, neste caso, a empresa contratada torna-se uma contribuinte importante para os dados do jurídico e, caso ela não cumpra com uma tabulação concisa, coerente e precisa, isso poderá prejudicar o departamento no momento de realizar uma análise, uma provisão e até em definir o melhor caminho a ser percorrido com processos e demandas futuras.
E como podemos entender as inconsistências ?
Uma base de dados inconsistente pode ser entendida dessa forma quando há a detecção de dados imprecisos, faltantes ou incoerentes. E no Direito, especialmente, as inconsistências aparecem por 3 motivos principais:
- Ausência de dados importantes para análise.
- Falta de padronização no preenchimento dos dados.
- Falta de objetividade.
Para resolver problemas como estes, é importante:
- Definir e inserir os indicadores de análise que são importantes para o seu negócio.
- Definir um padrão de preenchimento para cada tipo de indicador.
- Definir sintetizações ou dividir questões amplas em grupos menores.
- Ter comprometimento com as tabulações.
Através desses passos é possível minimizar as inconsistências de uma base de dados, que, quando encontradas em grande quantidade, prejudicam a qualidade das análises e consequentemente a precisão dos resultados.
Por isso é importante avaliar se, ao gerar sua base, isso está acontecendo de maneira estratégica e se empresas ou escritórios que estão relacionados também estão comprometidos com esse objetivo.
Quer saber mais sobre inconsistências e como pode melhorar sua base de dados? Leia sobre curadoria de dados. Para uma leitura mais completa e detalhada baixe o nosso ebook gratuito: Curadoria de dados Jurídicos.