O que é valor esperado e como ele é utilizado na Jurimetria?

O valor esperado, também conhecido como esperança matemática, é um conceito importante na estatística e teoria dos jogos. É o resultado de uma conta complexa, que associa a probabilidade de ocorrência de um determinado evento com o próprio evento em si. Em termos técnicos, ele mede o valor médio de uma variável aleatória, ou seja, a média das probabilidades de todos os possíveis resultados de um experimento.

Na prática, o valor esperado é muitas vezes usado para tomar decisões em situações de incerteza, como na aposta em um jogo de azar, por exemplo. Se você apostar em um jogo com duas possíveis opções de resultado (ganhar ou perder), o valor esperado de sua aposta será a média das duas probabilidades. 

Devemos lembrar que o mercado jurídico é uma clássica aplicação da teoria dos jogos. Neste caso, o valor esperado pode ser usado para avaliar o risco de um processo judicial. Se uma parte enfrenta uma demanda judicial e tem duas possíveis opções de resultado (ganhar ou perder o processo), o valor esperado de sua demanda será a média das duas probabilidades.

Um outro exemplo de aplicação do valor esperado está na avaliação do risco de um investimento em um projeto de lei. Se um projeto de lei tem três possíveis resultados (ser aprovado, ser rejeitado ou ser arquivado), o valor esperado do investimento será a média das três probabilidades.

Em suma, o valor esperado é uma ferramenta útil para tomar decisões em situações de incerteza. Ele permite que você avalie o risco de um investimento ou de um processo judicial e tome a decisão que mais lhe convém. Isso significa que, se em algum momento tivermos que chutar um valor para um evento que desconhecemos as causas ou as relações com fatores externos, o valor esperado é o melhor chute. É o “valor médio” que, dentro de um conjunto de chutes, resulta na melhor aposta.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *