Data storytelling é um termo em inglês que tem sido usado com frequência por especialistas em dados e visualizações, mas raramente ele é acompanhado de uma definição consistente. A sua tradução direta seria algo como “narrativa de dados”, mas ele normalmente é usado de forma muito mais ampla; dependendo de quem está falando, o significado pode ser “narrativa acompanhada de dados”, “narrativa ilustrada por dados” ou “narrativa baseada em dados”. Mas qual dessas definições está certa? No limite, todas as três.
Vamos pensar em um exemplo: você precisa convencer uma pessoa de que certo ponto de vista está correto. Você pode simplesmente listar todos os seus argumentos em um arquivo de texto e enviar o mesmo para ela, mas isso não seria muito convincente. Seres humanos respondem melhor a forma e estrutura, então podemos integrar os argumentos em uma narrativa, em um storytelling. Este parágrafo é um bom exemplo de uma narrativa básica, contendo exemplos e dirigindo-se diretamente ao leitor.
Contudo, até a técnica de storytelling tem um limite. Argumentos qualitativos e abstratos são muito bons em situações nas quais o ponto de vista sendo transmitido é pessoal, fruto de uma opinião do leitor. Nos outros casos, precisamos dar suporte à nossa narrativa com informações quantitativas e concretas, ou seja, utilizar data storytelling.
Sendo assim, data storytelling pode aparecer na forma de um texto acompanhado de uma planilha com dados que podem ser analisados pelo próprio leitor caso seja necessário. Data storytelling também pode ser uma apresentação ilustrada por gráficos que facilitam a compreensão de um fenômeno quantitativo. Além disso, data storytelling pode ser um relatório cujos argumentos são formados completamente a partir de dados coletados previamente.
Como você pode ver, o crucial no data storytelling são exatamente as duas palavras que compõem o termo: dados e narrativa. Colocar os dados relevantes em uma planilha e distribuí-la provavelmente não vai convencer ninguém, mas, ao mesmo tempo, criar uma narrativa embasada somente em opiniões dificilmente será o suficiente para persuadir o público mais atento.
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