A Jurimetria é uma disciplina que permite alavancar os resultados da sua advocacia. Com ela, é possível compreender o perfil decisório de um magistrado ou dos órgãos decisores, estabelecendo estratégias e prevendo o resultado referente a determinada matéria.
Na prática, a Jurimetria é a união da análise de dados com o Direito, mensurando os possíveis desdobramentos sobre um determinado processo.
Dessa forma, ao se compreender a aplicação do Direito por meio dos dados, são obtidas informações suficientes para definir estratégias, acelerar processos, prever cenários e custos, ou seja, entender o Judiciário na sua totalidade.
Essa área do conhecimento pode ser utilizada para análises específicas ou, ainda, para traçar um panorama comparativo entre comarcas, juízes, tribunais e tipos de pedidos. Inclusive, já existem tribunais que utilizam a Jurimetria para elaborar decisões de processos semelhantes, reforçando a segurança jurídica.
Para você conhecer mais sobre esse tema tão importante, apresentamos a seguir cinco curiosidades que você precisa saber sobre a Jurimetria.
Não são os softwares que fazem a Jurimetria
Ao contrário do que muitos pensam, a Jurimetria não é um software. Ela é realizada por profissionais especializados em análise de dados, os estatísticos, sendo que o software é apenas um veículo para a apresentação dos resultados das análises.
O avanço da tecnologia possibilitou aos profissionais integrar informações e acumular grandes quantidades de dados em softwares jurídicos inteligentes, o que amplia e facilita a capacidade analítica. Sem estatísticos e advogados, entretanto, não há Jurimetria.
Assim, a Jurimetria permite transformar dados em respostas e solução de problemas.
Com a Jurimetria, prever resultados e reduzir incertezas é possível!
Oferece maior previsibilidade da atividade jurídica
A Jurimetria é uma disciplina do Direito que proporciona uma análise aprofundada da aplicação das matérias por meio do cruzamento de dados.
A análise de informações permite conhecer um magistrado ou uma comarca sem nem mesmo ter tido contato anterior com eles. A Jurimetria encontra padrões, por exemplo, nos resultados de processos, nos valores que determinado juiz costuma fixar, em quanto tempo um tipo específico de ação demora e em quais abordagens são mais aceitas pelos magistrados.
O acesso a essas informações facilita as tomadas de decisão, podendo o profissional do Direito visualizar o processo como um todo e realizar um prognóstico.
Assim, com a análise de dados, é possível desenvolver estratégias antes mesmo da distribuição da demanda, observando os dados procedentes e improcedentes de outros julgados do mesmo assunto, como os pedidos e a argumentação.
Quer saber mais? Clique aqui e baixe nosso e-book!
Permite argumentação personalizada
Partindo da premissa de que é possível definir o perfil decisório de um magistrado, de uma comarca ou de um tribunal por meio da análise de dados, pode-se desenvolver teses direcionadas para cada um deles.
Assim, a fim de aumentar a probabilidade de uma decisão favorável, deve-se analisar os dados jurimétricos e, a partir deles, desenvolver a demanda de forma personalizada.
Uma das vantagens de usar Jurimetria é que transformamos teses genéricas em específicas, mostrando os dados que sustentam as afirmações apresentadas na ação.
Leia também: Jurimetria: como medir ROI?
Os pedidos são mais precisos
A Jurimetria torna mais simples ser certeiro nos pedidos, pois, analisando previamente o padrão decisório de um determinado magistrado, é possível saber o que ele costuma julgar procedente e quais estratégias argumentativas costumam funcionar.
Com pedidos mais acurados, também é possível mensurar com maior precisão os honorários a serem recebidos.
A Jurimetria pode ajudar a responder às dúvidas dos seus clientes
Sabe-se que uma das maiores dificuldades do ramo jurídico é a incerteza dos resultados, existindo comumente grande dificuldade na hora de responder os questionamentos dos clientes, como: “Qual a probabilidade de êxito da minha demanda?” ou “Quanto tempo vai demorar?”.
Com o auxílio da Jurimetria, é possível resolver esse problema, pois a análise de dados permite uma resposta objetiva para esses questionamentos. Através de uma pesquisa, busca-se os padrões de decisões de um determinado magistrado e, ainda, caso esteja em sede de recurso, como os tribunais se posicionam com relação à matéria discutida.
Assim, as dúvidas dos clientes são sanadas com base em números e gráficos, passando maior confiança na possibilidade de êxito da ação.
Sabemos que cada vez mais é necessário o uso de novas ferramentas para o atendimento de clientes, e a aplicação da Estatística ao Direito é um grande diferencial para os profissionais da área jurídica.
Propiciar uma resposta concreta, com base em dados e de forma rápida ao seu cliente pode alavancar a sua sua prática da advocacia.
Quer saber mais? Não perca tempo: entre em contato conosco agora mesmo!
Leia também: Jurimetria: uma forma de transformar dados em soluções