Dados abertos são essenciais para a sociedade. Todos ganham com dados abertos: o cidadão aumenta seu acesso e sensação de transparência; os órgãos públicos reduzem a burocracia; entidades de pesquisa melhoram seus estudos; empresas melhoram seus produtos e serviços.
Agora, apresentamos alguns exemplos de dados abertos e como eles são usados pelas pessoas para pensar em melhores políticas públicas.
Dados de CNPJ
Os dados de CNPJ disponibilizados pela Receita Federal do Brasil (RFB) são um grande case da Lei de Acesso à Informação (LAI). A base de dados contém informações mensais de todas as empresas do Brasil, com informações como localização, atividade empresarial e quadro societário. Para um exemplo de análise, veja esse link ou o projeto Cruza Grafos, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
Dados de Saúde
Os dados de saúde são disponibilizados no portal do DataSUS, chamado Open DataSUS. Esses dados foram essenciais durante a pandemia, e continuam sendo vitais para compreender como está a situação da saúde no Brasil. Os dados podem ser utilizados até mesmo para realizar estimativas populacionais em períodos que estamos sem o Censo. Veja essa ferramenta para detalhes.
Dados do Judiciário
Os dados do judiciário brasileiro são públicos, mas não são abertos. Como você acha que esses dados podem ser úteis para a sociedade?