A abordagem jurimétrica tem por base a aplicação da Estatística ao Direito, possibilitando definir estratégias, prever resultados, identificar o posicionamento dos tribunais, saber o tempo médio de duração de um processo, reduzir incertezas e alinhar pretensões.
Essa disciplina é um diferencial que permite que os advogados se adaptem ao mercado atual e contribuam para o desenvolvimento do Poder Judiciário. É inegável que os advogados que reconhecem o valor da análise de dados já estão um passo à frente dos demais.
Assim, a Jurimetria é a prova de que o Direito e a Matemática podem sim ser a combinação perfeita!
O potencial da Jurimetria é muito vasto, sendo que a aplicação da Estatística ao Direito é uma poderosa ferramenta para os escritórios de advocacia. Por isso, trouxemos este artigo para que você conheça algumas formas através das quais a Jurimetria pode ajudar a sua advocacia.
Economia de tempo
O tempo é nosso bem mais valioso, e desperdiçá-lo não é uma opção. Por isso, é tão importante ressaltar que a Jurimetria possibilita uma grande economia de tempo para os advogados.
Com ela, realiza-se tarefas de horas em segundos. Por exemplo, no momento de definir uma estratégia, é muito importante saber como os tribunais estão se posicionando frente a determinada matéria, mas um advogado não consegue ler milhares de decisões em tempo hábil para isso, enquanto um algoritmo pode realizar essa função apenas com alguns cliques.
Assim, plataformas que utilizam Jurimetria são capazes de realizar rapidamente tarefas que antes levariam dias, de forma eficaz e muito mais ampla, economizando o seu tempo ou o da sua equipe.
Maior precisão no posicionamento dado aos clientes
Muitas vezes, os advogados não sabem como responder certos questionamentos dos clientes sem que isso os comprometa, já que, geralmente, essas respostas se dariam com base na percepção da experiência cotidiana.
Contudo, atualmente, é possível responder com o apoio de dados a perguntas como: “Se eu perder, quanto vou ter que pagar?”, “Quanto tempo vai demorar?”, “Como o tribunal que está julgando o meu recurso costuma decidir?” ou “Como costumam ser as decisões desse tipo de processo?”.
Ou seja, com a ajuda da Jurimetria, os profissionais conseguem estipular a probabilidade da procedência ou improcedência das demandas e estimar valores e o tempo de duração do processo com maior precisão.
Leia também: Jurimetria: uma forma de transformar dados em soluções
Auxílio na elaboração de peças processuais
A Jurimetria auxilia os advogados na elaboração de suas peças processuais, definindo, por meio dela, quais teses costumam ser acolhidas, quais pedidos são julgados procedentes e o que as ações que tiveram improcedência têm em comum.
Por exemplo, por meio da análise de dados, é possível identificar o percentual de procedência e improcedência de ações sobre um determinado assunto, julgadas por um magistrado específico. Após isso, pode-se comparar os processos e identificar o que motivou tais resultados. Assim, ao identificar um padrão, você já saberá o que é necessário para obter o mesmo desfecho.
Jurimetria para saber o posicionamento dos tribunais
Os resultados de uma análise jurimétrica permitem que, com apenas alguns cliques, determinemos o entendimento de um tribunal com relação a determinada matéria. O que antes demandaria muito trabalho, hoje pode ser acessado de forma rápida e muito mais precisa com base em milhares de julgados.
Através das informações obtidas, os advogados identificam qual a probabilidade de ganho da causa e ainda desenvolvem estratégias direcionadas.
Jurimetria para estabelecer valores para os pedidos
Da mesma forma que a análise de dados auxilia o advogado na elaboração da argumentação, ela pode ajudar no estabelecimento dos valores dos pedidos.
A Jurimetria permite analisar os valores dos pedidos que cada juiz costuma determinar para determinado tipo de ação e seguir esse posicionamento, aumentando a probabilidade da procedência do processo.
Ademais, por meio dessa análise, é possível saber se o valor considerado por uma vara específica é diferente do que julgam as demais, auxiliando na hora de determinar se é adequado recorrer da decisão.
A Jurimetria pode ajudar a escolher um nicho de mercado
Ela é uma ótima opção para auxiliar os advogados que desejam definir um nicho de mercado. O que antes era feito apenas por afinidade com determinada matéria ou de acordo com as oportunidades que surgiam, hoje é definido com fundamento em dados.
Com a tecnologia da Jurimetria, pode-se analisar a quantidade de demanda de determinada matéria, o número de ações procedentes ou improcedentes de cada área, o tempo médio de duração dos processos e os valores obtidos nas ações. É possível afunilar ainda mais, verificando os mesmos pontos dentro de cada assunto. Esses dados são essenciais na hora de definir uma área de atuação e, agora, estão mais fáceis de serem acessados.
Essas são apenas algumas das oportunidades que a Jurimetria tem para oferecer. O acesso à análise de dados pode ajudar você a dar passos cada vez mais objetivos e a transformar seus problemas jurídicos em soluções.
Quer saber mais? Continue acompanhando o nosso blog e confira tudo sobre a Jurimetria ou entre em contato conosco!