Pode até parecer que não, mas o mundo do Direito está repleto de dados. Probabilidade de procedência, contingência estimada, projeção da carteira de processos, e muito mais. Sempre podemos exibir essas informações através de tabelas ou longos textos corridos, mas usar visualizações de dados facilita consideravelmente o trabalho do leitor.
Visualizando Informações
Um gráfico permite, em poucos segundos, absorver toda a informação que demoraria minutos ou horas para ser absorvida em outro meio. Histórico, padrões e tendências são propriedades essencialmente visuais e são muito melhor expressas através de gráficos do que através de textos.
Mas qual é a melhor maneira de criar visualizações para os seus clientes? Hoje em dia temos ferramentas incríveis como o Excel e o PowerPoint, mas isso não quer dizer que ficou mais fácil fazer bons gráficos… Na verdade, podemos dizer que com esses programas ficou mais fácil fazer gráficos ruins!
Dicas para produzir boas visualizações
De acordo com o estatístico e designer norte-americano Edward Tufte, devemos seguir alguns princípios na hora de produzir boas visualizações:
- Acima de tudo, mostre os dados: o leitor não deveria precisar procurar as visualizações. Crie gráficos que se destaquem na página e use cores que contrastem adequadamente com o fundo.
- Maximize a razão entre dados e tinta: evite desperdício de espaço. Gráficos poluídos, grandes e com linhas grossas não ajudam na compreensão, então não perca espaço com isso.
- Descarte elementos que não representem dados: sua visualização não precisa de WordArt, desenhos, texturas, GIFs, nem nada dessa natureza. Isso não ajuda o leitor a entender o conteúdo, então acabam virando distrações.
- Faça com que os gráficos sejam auto-explicativos: uma boa visualização não deve precisar de um manual de instruções. Sempre se pergunte se um gráfico está complicado demais e, se estiver, tente simplificá-lo ou dividi-lo em mais figuras.
- Foque em clareza, precisão e eficiência: o princípio mais importante e que resume todos os outros. Sempre que estiver em dúvida, escolha a opção mais simples, honesta e direta; é melhor fazer um gráfico pouco atraente do que uma visualização incrível que irá dificultar a compreensão.
Ao fazer uma visualização para seus clientes, não se esqueça desses cinco princípios (principalmente o último) e tudo ficará mais fácil. Para mais dicas como essas, siga a Terranova nas redes sociais e acompanhe nosso blog!